sábado, 14 de junho de 2008

HENRIQUE NEIVA viveu sua juventude nos anos 70 em Belo Horizonte, convivendo com nomes que hoje brilham no nosso mundo artístico.

Em 1983, trocou a área de educação física pelas artes plásticas, quando foi trabalhar como coordenador de recreação,arte,esporte,cultura e lazer no Fundo Cristão para Crianças, nos centros sociais mantidos pela entidade em Belo Horizonte,Minas Gerais.

Nessa época, começou os seus estudos e pesquisas na área da pintura e a experimentar técnicas, com a intenção de conhecer os segredos das tintas e das cores.

É Autodidata.

Aprendeu, fazendo e ensinando às crianças e adolescentes assistidos pelos Centros Sociais.

De 85 a 94 dedicou-se também à serigrafia, produzindo arte em moda e decoração. A partir daí, intensificou e se especializou na pintura abstrata. Ampliou seus conhecimentos,participando de cursos e workshops com vários artista , aprimorando técnicas.

ATELIER : rua Oswaldo Cruz, 334 - Nova Suíssa

Belo Horizonte MG – B R A S I L

55- 31-3332-4112

55-31 -9916-5330

henriqueneivaart@yahoo.com.br

Gênesis 1.2 - técnica mista sobre tela -90cm x 160cm x 5cm-2004
HN 038 -mista sobre tela-80cm x 120 cmx 5cm - 1998
HN 037-Série Cidades - o.s.t.-90cm x 120cm x 5cm -1995
HN 039- m.s.t. 80cm x 120cm x 5cm - 1998
HN 040 - m.s.t. -80cm x 120cm x 5cm - 1998





segunda-feira, 9 de junho de 2008




Henrique Neiva , em seus quadros de grande dimensão , predominam as texturas rugosas e pastosas, a solidez. Trabalha como na colagem, integrando todos os elementos possíveis. Ele aprofundou na pesquisa de seu principal material, o minério e também utiliza outros materiais como: cimento, terras, ceras, cristais de quartzo, pó de mármore, pedra, palha, óxidos ferrosos, vernizes, folhas de ouro, prata e cobre. Usa sempre, muitos relevos e texturas nas suas abstrações. As cores da terra, predominantes em quase todos os seus quadros, acentuam mais estes elementos. A abstração é absoluta, sendo permitida apenas a introdução de certos símbolos, embora com um significado muito subjetivo. O ascetismo cromático é outra das constantes em sua obra: os tons preferidos são os marrons, ocres, terra e o preto. Este artista Mineiro também se aventurou na Arte Povera e no conceitualismo, retirando objetos de seus contextos.”
EDMAR ARAÚJO -2001


Henrique Neiva in his paintings of great size dominate the rough textures and paste, the soundness. Works as in collage, incorporating all the elements possible. He deepened the search for its main material, the ore and also uses other materials as: cement, land, waxes, of quartz crystals, powder, marble, stone, straw, ferrous oxides, varnishes, sheets of gold, silver and copper. Use always, many relief and textures in its abstractions. The colors of the earth, prevailing in almost all its tables, more stress these elements. The abstraction is absolute, and only allowed the introduction of certain symbols, but with a meaning very subjective. The asceticism colour is another of the constants in his work: the preferred shades are brown, ocres, earth and black. This artist Brasilian also to venture in Art Povera in the conception, removing objects from their contexts. "
EDMAR ARAÚJO -2001




























“SARÇA ARDENTE”


O teólogo Henrique Neiva é conhecido do público através das suas exposições, que entre individuais e coletivas somam mais de quarenta mostras; assim como pela presença constante dos seus quadros em galerias de Belo Horizonte,MG –Brasil; da Flórida- USA ; Alemanha e Lisboa –Portugal .
Nos seus vinte e cinco anos de carreira como artista plástico, Henrique Neiva tem demonstrado uma coerência estética e uma têmpera artística incomuns.
Ele é o homem que, usando o material terroso(incluindo os minérios) e orgânico, cria poemas e louvores a Deus. O Deus deste artista de temática firme como rocha(cujos óxidos são também seu material de trabalho), só poderia ser o austero Jeová, o Deus do Antigo Testamento.
Henrique Neiva é um fascinado pela história humana narrada pela Bíblia. Homens e mulheres de caráter obstinado, forjado pelo deserto e pela fé inquebrantável num Deus que se mostra como sarça ardente nas areias, como Alfa e Omega de seus destinos.
Nas telas, Henrique Neiva se transporta para esse começo de humanidade se organizando em torno de um líder e uma filosofia, e lança mão dos símbolos da época: as alianças, os mapas, as portas do templo, os cânticos e os salmos.
Sobre texturas áridas e ouro, relevos e muros (muitos muros, velhos muros, rugosos, musgosos, em ruínas), Henrique pinta e modela, como cânticos, sua permanente fascinação pela história do homem.
O artista sobre o qual estou falando, há muito tempo já dominou a técnica pictórica e o emprego dos recursos estéticos. O desafio é manter sua inesgotável imaginação temática, aparentemente tão grande como o mistério humano.

Guiomar Lobato
Historiadora, crítica de Artes.
Membro da ABCA(Associação Brasileira dos Críticos de Arte).
2003


henriqueneivaart@yahoo.com.br
DEZ PRINCÍPIOS PARA SER BEM SUCEDIDO

01 - Creia que sua vida cumpre um propósito divino na terra. Você é influenciado pelos genes que herdou de seus pais e é bastante "circunstancializado" pelo meio no qual vive. Entretanto, mais forte que as determinações genéticas e os condicionamentos do meio social, é o seu chamado para ser.

Você foi criado como um sacerdote neste universo de Deus. Por isso, você existe e sabe que existe. Encha sua consciência com este significado. Quando você assumir sua vocação para ser, as outras pessoas vão "encontrar você".

02 - Creia que seu dia ganha força e energia espiritual quando você ora. Portanto, ore sempre. Mesmo nos seus afazeres. Sempre que uma notícia ou informação lhe chegar, entregue-a a Deus. Ofereça a Deus as potenciais e as possibilidades que cada fato, percepção ou impressão lhe trazem ao coração. Além disso, pare um pouco todos os dias, ainda que seja só um pouco, e ore.

Dê graças por tudo e abrace o Senhor no seu coração. Quando orar, peça coisas específicas, mas não esqueça de sempre terminar de modo submisso e geral, dizendo: "Seja feita a tua vontade, assim na Terra como nos céu". Afinal, você não sabe se o que quer é o melhor. Mas o Senhor sabe!

03 - Creia que a maior inteligência que Deus lhe deu não é a intelectual nem a emocional, mas, sim, a inteligência. "O coração tem razão que a própria razão desconhece." Usar a cabeça (inteligência intelectual) e saber se relacionar com o próximo e as circunstâncias (inteligência emocional) é fundamental. Mas não é essencial. O essencial habita os mistérios do espírito, no mundo do coração.

Portanto, dê atenção aos seus sonhos noturnos e aos seus sentimentos perceptivos. Quando você tiver uma "impressão" não a despreze de cara. Medite. Ore. Discirna. A resposta pode estar no passado. Mas, às vezes, trata-se de uma intuição profética. Pode ser um alerta sobre o futuro. Nesse caso, ore, corrija a rota, e prossiga.

04 - Creia que quando alguém ama a Deus, ao próximo e respeita a vida, então tudo ganha sincronismo e conectividade. Isso é apenas um outra forma de dizer que "todas as coisas cooperam para o bem dos que amam a Deus". O amor a Deus traz sentido para a sua vida. O amor de Deus transforma o cenário mais absurdo numa conspiração do bem.

05 - Creia que a leitura bíblica feita com os olhos do coração ilumina a alma e os caminhos da terra. Ler a Bíblia é importante. Mas lê-la com os olhos da alma é essencial. Quem lê com intelecto enxerga textos e os compreende.

Quem lê com o coração discerne "caminhos sobremodo excelentes". Faça da leitura bíblica não apenas um meio de fortalecimento espiritual. Leia-a como caminho de descoberta e de insights para a sua visão do mundo, de si mesmo e de Deus.

06 - Creia que uma atitude mental positiva tanto é resultado de uma espiritualidade sadia, como também pavimenta o caminho de todo ser humano bem-sucedido. Eu costumo dizer que mesmo ateus-positivos se dão melhor na vida que ateus-negativos. O mesmo princípio se aplica a cristãos.

07 - Creia que generosidade e dadivosidade são forças espirituais poderosas e que atraem para quem as pratica as melhores oportunidades e possibilidades da vida. Por isso, é tão importante dar dízimos e ofertas.

Escolha causas, projetos e pessoas nos quais você acredita e dê no mínimo 10% dos seus ganhos para essas iniciativas. De fato, fazendo assim, você está abrindo portas invisíveis para você mesmo. E lembre-se: faça isso com entusiasmo e alegria.

08 - Creia que o que diferencia o fazer do não-fazer é apenas uma decisão seguida de gesto simples. Assim sendo, nunca adie o início de qualquer coisa na qual você acredita se a oportunidade se apresentar, e seu coração responder com paz e fé.

O gesto necessário, tento para se levantar de cama quanto para levantar a cama, é um só, colocar-se de pé. Daí Jesus dizer: "Levanta-te, toma teu leito e anda".

09 - Creia que a melhor composição de imagem exterior e de virtude interior para um cristão é aquela que combina a "simplicidade dos pombos" (imagem exterior) com a "prudência das serpentes" (virtude interior). Sendo assim, seja astuto por dentro e simples por fora. Sempre dá certo e proteje a vida.

10 - Creia que a maior bênção de possuir uma conciência é poder usá-la para auto-examinar-se todos os dias.

Quem se auto-examina resiste melhor às criticas, pois se utiliza delas para diminuir seus próprios equívocos, e se mostra imune a eles quando a consciência o convence de estar fazendo aquilo que é certo.

Auto-exame é o que faz a diferença entre aqueles que vivem para preservar sua imagem e reputação daqueles que vivem para o que é verdadeiro e real.

Rev. Caio Fábio

www.caiofabio.com




Casa - mista sobre tela - 50cm x 70cm x 3cm- 1999
"Tinta acrílica, minério de ferro, cimento, terra, óxido ferroso, verniz e alguma dor".
Com esses ingredientes Henrique Neiva constrói sua arte.
Operário, não espera inspiração para dar forma ao seu trabalho, compondo-o com texturas, relevos, sensações.
As cores? depende do seu estado de espírito.
Quando concebeu esta obra, viajou pelos tons terrosos e ferrosos. Entrou em simbiose com a tela, tintas e outros materiais, e edificou 'A casa', abstrato que permite muitas leituras e tatos."
Mirtes Helena - Editora Adjunta –Jornal “ Hoje em Dia “
Obs.: Esta matéria saiu na primeira página do Caderno "Domingo" do jornal "Hoje Em Dia", em 24/3/2002.




In den letzten Jahren, HENRIQUE NEIVA ist die Teilnahme an individuellen und kollektiven Ausstellungen in verschiedenen kulturellen Räumen von Belo Horizonte-MG, Brasilien, Curitiba-PR-Brasilien, Miami-Florida-USA, Lissabon, Portugal und Magdeburg, Deutschland. Es vertieft auf der Suche nach ihren wichtigsten Material, das Erzes und benutzt auch andere Materialien wie Zement-, Land-, Wachse, Eisen-Oxide, Lacke, Pigmente natürlichen, Blätter von Gold, Gold, Silber und Kupfer. Verwenden Sie immer, viele Reliefs und Texturen in seinen Abstraktionen. In den 80er Jahren, vertauscht dem Gebiet der Leibeserziehung für die Bildende Kunst, wenn er als Koordinator der Erholung, Kunst, Sport und Freizeit Kultur für die christliche Kinder-Fonds (Christian Kinder Gefunden Inc.), die soziale Zentren, die von der Einheit in Belo Horizonte. In dieser Saison, begann seine Studien und Forschungsarbeiten auf dem Gebiet der Malerei und die technische Erfahrung, mit der Absicht zu wissen, die Geheimnisse von Farbe und Farbe. Es versteht sich von selbst. Zur Festnahme tun und Lehre die Kinder und Jugendliche von dem soziale Zentren. Von 85 bis 94 ist auch für die serigrafia, Herstellung von Kunst in der Mode und Dekoration. Danach, intensiviert und hat sich in der Malerei abstrakt. Um ihre Kenntnisse zu erweitern, die Teilnahme an Kursen und Workshops mit verschiedenen Künstlern gewidmet, damit die Verbesserung ihrer Technik.

In recent years, HENRIQUE NEIVA is participating in individual and collective exhibitions in various cultural spaces of Belo Horizonte-MG, Brazil, Curitiba-PR-Brazil, Miami-Florida-USA, Lisbon, Portugal and Magdeburg, Germany. It deepened in search of their main material, the ore and also uses other materials like cement, land, waxes, ferrous oxides, varnishes, pigments natural, sheets of gold, gold, silver and copper. Use always, many reliefs and textures in its abstractions. In the 80s, swapped the area of Physical Education for the Visual Arts, when he was working as coordinator of recreation, arts, sports and leisure culture for the Christian Children Fund (Christian Children Found Inc.), the Centers Social maintained by the entity in Belo Horizonte . This season, began his studies and research in the field of painting and the technical experience, with the intention to know the secrets of paint and color. It is self. To apprehend doing and teaching the children and teenagers assisted by the Social Centers. From 85 to 94 is also dedicated to serigrafia, producing art in fashion and decor. Thereafter, intensified and has specialized in painting abstract. To amplify their knowledge, participating in courses and workshops with various artists devoted, enhancing thus their technique.In den letzten Jahren, HENRIQUE NEIVA ist die Teilnahme an individuellen und kollektiven Ausstellungen in verschiedenen kulturellen Räumen von Belo Horizonte-MG, Brasilien, Curitiba-PR-Brasilien, Miami-Florida-USA, Lissabon, Portugal und Magdeburg, Deutschland. Es vertieft auf der Suche nach ihren wichtigsten Material, das Erzes und benutzt auch andere Materialien wie Zement-, Land-, Wachse, Eisen-Oxide, Lacke, Pigmente natürlichen, Blätter von Gold, Gold, Silber und Kupfer. Verwenden Sie immer, viele Reliefs und Texturen in seinen Abstraktionen. In den 80er Jahren, vertauscht dem Gebiet der Leibeserziehung für die Bildende Kunst, wenn er als Koordinator der Erholung, Kunst, Sport und Freizeit Kultur für die christliche Kinder-Fonds (Christian Kinder Gefunden Inc.), die soziale Zentren, die von der Einheit in Belo Horizonte. In dieser Saison, begann seine Studien und Forschungsarbeiten auf dem Gebiet der Malerei und die technische Erfahrung, mit der Absicht zu wissen, die Geheimnisse von Farbe und Farbe. Es versteht sich von selbst. Zur Festnahme tun und Lehre die Kinder und Jugendliche von dem soziale Zentren. Von 85 bis 94 ist auch für die serigrafia, Herstellung von Kunst in der Mode und Dekoration. Danach, intensiviert und hat sich in der Malerei abstrakt. Um ihre Kenntnisse zu erweitern, die Teilnahme an Kursen und Workshops mit verschiedenen Künstlern gewidmet, damit die Verbesserung ihrer Technik.