segunda-feira, 9 de junho de 2008

“SARÇA ARDENTE”


O teólogo Henrique Neiva é conhecido do público através das suas exposições, que entre individuais e coletivas somam mais de quarenta mostras; assim como pela presença constante dos seus quadros em galerias de Belo Horizonte,MG –Brasil; da Flórida- USA ; Alemanha e Lisboa –Portugal .
Nos seus vinte e cinco anos de carreira como artista plástico, Henrique Neiva tem demonstrado uma coerência estética e uma têmpera artística incomuns.
Ele é o homem que, usando o material terroso(incluindo os minérios) e orgânico, cria poemas e louvores a Deus. O Deus deste artista de temática firme como rocha(cujos óxidos são também seu material de trabalho), só poderia ser o austero Jeová, o Deus do Antigo Testamento.
Henrique Neiva é um fascinado pela história humana narrada pela Bíblia. Homens e mulheres de caráter obstinado, forjado pelo deserto e pela fé inquebrantável num Deus que se mostra como sarça ardente nas areias, como Alfa e Omega de seus destinos.
Nas telas, Henrique Neiva se transporta para esse começo de humanidade se organizando em torno de um líder e uma filosofia, e lança mão dos símbolos da época: as alianças, os mapas, as portas do templo, os cânticos e os salmos.
Sobre texturas áridas e ouro, relevos e muros (muitos muros, velhos muros, rugosos, musgosos, em ruínas), Henrique pinta e modela, como cânticos, sua permanente fascinação pela história do homem.
O artista sobre o qual estou falando, há muito tempo já dominou a técnica pictórica e o emprego dos recursos estéticos. O desafio é manter sua inesgotável imaginação temática, aparentemente tão grande como o mistério humano.

Guiomar Lobato
Historiadora, crítica de Artes.
Membro da ABCA(Associação Brasileira dos Críticos de Arte).
2003


henriqueneivaart@yahoo.com.br

Nenhum comentário: